O que é educação ambiental? 

Desde muito tempo, as práticas humanas causam problemas ao meio ambiente, afetando diretamente nossa qualidade de vida, a disponibilização de matéria prima e a qualidade dos recursos naturais que usamos. E é nesse ambiente tão caótico e complexo que Educação Ambiental tornou-se um tema de extrema importância. 

Então, diante a necessidade de evoluir de maneira sustentável garantindo recursos para as próximas gerações, a Educação Ambiental foi institucionalizada no Brasil pela Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA (LEI No 9.795, de 27 de abril de 1999), que definiu educação ambiental como “Os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade”. 

Por que investir em educação ambiental? 

Com o crescimento populacional temos como consequência direta a necessidade de maior produção em todos os setores, assim a Educação Ambiental vem como uma aliada para fazer com que essa necessidade de produção esteja alinhada com o desenvolvimento sustentável, tornando viável o desenvolvimento tecnológico, o crescimento econômico e o aproveitamento dos recursos naturais, gerando grandes benefícios para a sociedade e empresas. 

Nesse contexto, do ensino ambiental nas escolas até o meio empresarial, a educação ambiental é essencial. Nas escolas seu ensino é obrigatório segundo o PNAE, pois promove a formação de indivíduos capazes de entender seu papel e o impacto de suas ações no meio ambiente. E nas empresas seu impacto é ainda maior e mais necessário, além de ajudar as empresas a gerenciar melhor seus recursos, cortando gastos e desperdícios é possível promover o marketing verde, agregando, assim, valor à marca e ao produto.

Feito com muito ❤ por todos nós!