O meio ambiente vem sendo cada vez mais afetado por ações humanas como desmatamento, poluição e má gestão dos resíduos. Cada dia que se passa, a vida na Terra corre mais perigo, porém todos podemos ajudar a ter um planeta saudável para as futuras gerações.
A Gestão de Resíduos é uma ferramenta importante nessa luta contra os impactos ambientais, na qual você passa a gerir, de forma sustentável, tudo aquilo que não seria aproveitado e seria descartado, possivelmente, de maneira inadequada. Porém, gerenciar corretamente não é benefício apenas para o planeta, mas para bolso também. Além de ser uma exigência do poder público, o gerenciamento correto dos resíduos sólidos pode render um bom retorno financeiro às empresas, uma vez que diagnostica pontos de geração excessiva, prevê metas de redução de resíduos e orienta a separação dos mesmos.
Você pode ainda não saber, mas boa parte dos resíduos sólidos gerados possuem valor econômico e podem ser reaproveitados de diversas maneiras, várias empresas e indústrias compram esses resíduos para utilizarem em seus processos. Dessa maneira você não estará apenas ajudando o meio ambiente, mas também o próprio empreendimento, gerando uma vantagem econômica frente a seus concorrentes.
Como se não fosse o suficiente adotar ações sustentáveis pelos motivos acima, elas ainda possuem uma outra vantagem. Pesquisas apontam que cada vez mais os consumidores optam por empresas que se preocupam com o meio ambiente. Gerando um status positivo para a empresa. Além disso, os consumidores estão cansados de empresas que não se importam com as causas ambientais e estão focadas somente no lucro. Um estudo realizado pelas universidades de Harvard, Berkley e Michigan mostrou que ser uma empresa ética é mais rentável, sobretudo a longo prazo. Ou seja, essas ações atraem investidores além de gerar lealdade e fidelidade de seus clientes.
A gestão de resíduos sólidas é realizada através do PGRS (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos), um documento técnico que contém informações sobre o correto armazenamento, manejo, transporte, tratamento, reciclagem e destinação final dos resíduos gerados. Segundo a Lei Federal nº 12.305/2010, diversos são os empreendimentos que necessitam de um PGRS, portanto, se seu empreendimento ou estabelecimento gera algum tipo de resíduo sólido você certamente precisa desse documento. Para os empreendimentos obrigatórios, ainda, será necessário o PGRS para a concessão de alvarás e licenças e, se sua atividade não tiver com a documentação em dia, os órgãos municipais poderão lhe atribuir multas, que variam de centenas a milhares de reais. Poderá haver, também, o cancelamento do alvará de funcionamento, suspensão de atividades e a aplicação de outras multas.
Nós da Atria Jr possuímos uma equipe altamente capacitada para a elaboração de um PGRS que promoverá redução de resíduos, destinação correta, além da possibilidade de redução de custos em seu processo e adequação às leis ambientais. Visamos garantir uma série de benefícios e vantagens para potencializar sua empresa no mercado a um preço acessível. Transforme e impulsione sua marca conosco através dos nossos canais de atendimento.