Com o passar do tempo, o conhecimento do ser humano e a criação de novas tecnologias cresceram exponencialmente. No ano de 1969, o surgimento da Internet permitiu que a humanidade desse um passo importantíssimo para prosseguir com seu desenvolvimento. Tal tecnologia, que possibilita a comunicação de forma rápida entre pessoas a quilômetros de distância, tornou-se essencial no dia-a-dia das pessoas bem como a necessidade de aprimorá-la. As barreiras que a internet possuía em seus primórdios que só permitiam a conexão de aparelhos com cabo foram rompidas com o uso de aparelhos wireless e aplicações de conexão por satélite.

 Afim de possibilitar conexão de internet à um nível global atrelado ao surgimento da telefonia móvel, redes 1G foram criadas como uma possível solução, porém como toda tecnologia em seu primórdios, muitas limitações foram encontradas tornando inviável o uso dela nos dias atuais. A demanda por uma quantidade maior de banda e a possibilidade de um número maior de aparelhos conectados simultaneamente demandou uma evolução rápida, resultando na criação de redes 2G, 3G, 4G, e mais atualmente as redes 5G.

O 5G é uma das mais recentes tecnologias do mundo, e, pensando nos termos de evolução, talvez uma das mais revolucionárias. A internet, que em 2020 vive ainda, no sentido exploratório e econômico para o mundo vai, praticamente, reduzir os limites. A velocidade de transmissão de dados e consumo de banda trazem números absolutos, tão grandes que a mente humana não é capaz de imaginá-los. A revolução, entretanto, não está exatamente no 5G e na sua grande capacidade de download, mas sim no que ele pode tornar possível.

Por conta do 5G, o IoT (Internet of Things, ou, em português Internet das coisas), uma tecnologia dona dos maiores entusiasmos no ramo das telecomunicações, se torna muito mais viável e otimizado. Ele possibilita a conexão entre diversos equipamentos eletrônicos, eletrodomésticos e qualquer outro objeto que possua um circuito digital capaz de receber internet para assim, controlá-los em conjunto. Ter uma casa automatizada e conectada com IoT é como o Homem de Ferro entrando em sua mansão: basta um celular e você terá controle de toda sua casa.

As smart cities (ou cidades inteligentes) também revolucionam a tecnologia: assim como sua casa pode ter qualquer eletrodoméstico e aparelho eletrônico conectados, os elementos das cidades também podem “conversar” entre si. Essa é uma solução responsável, inteligente e ambientalista: uma vez que podemos melhorar o fluxo do trânsito nas cidades, reduzir o impacto ambiental e, ainda, melhorar a qualidade de vida de diversas formas. É a verdadeira revolução tecnológica em formato de ideia: um passo gigante da humanidade rumo à evolução tecnológica e industrial.

            Nós da Átria Jr. estamos preparados para fazer a automação residencial da sua casa com os melhores sensores e tecnologias do momento, e estaremos preparados para trazer o poder do 5G à sua casa assim que estiver disponível no Brasil!

Feito com muito ❤ por todos nós!